terça-feira, 23 de janeiro de 2018

A ESCOLA SANTO ANTONIO


ESCOLA ESTADUAL SANTO ANTÔNIO


Na década de 50 quando esta região foi colonizada, surgiu a necessidade de serem instaladas escolas para os filhos dos colonos. A Colônia Agropecuária do Paracatu subordinada a Comissão do Vale do São Francisco-CVSF, através de sua administração fundou em 07 de abril de 1952 a rede de escolas, dentre elas a Escola Rural da Novilha Brava, nas cabeceiras do Córrego do Baguelo.
Foi construída um pequena sala com rústico mobiliário. A primeira professora foi Judith Moreira, residente em Santa Luzia município de João Pinheiro. Para trabalhar se deslocou para assumir a nova função. Em junho de 1959 casou-se e mudou-se para Brasília. Como a escola ficou vaga foi convocada a senhorita Irene Mendes Paiva para dirigir os destinos da escola.
Foi autorizada a mudança da escola para a casa sede da Novilha Brava, residência do senhor Irineu de Paiva, para facilitar o acesso de maior numero de alunos, em março de 1960. Com a realização de um curso de professores em fevereiro de 1963, promovido pela CVSF a professora Irene conquistou o primeiro lugar entre as participantes, tornando o destaque especial para a escola. No mesmo ano a professora foi nomeada para o quadro de funcionários da União. A escola era mantida pelo governo federal.
Com a fundação da Vila Santo Antônio, processou-se a mudança da escola para o arraial nascente. Em 18 de agosto de 1965 foi demarcado o local e teve início a construção do novo prédio com recursos do programa “Aliança para o Progresso” do governo americano. Em março do ano seguinte a escola passou a funcionar no novo prédio; durante seis anos funcionou em um quarto da casa da Novilha Brava. Passou então a denominar-se Escola Rural Santo Antônio. 
Por breve período a escola por determinação da administração passou a denominar-se “Escola Rural Dr. Mundin” em homenagem ao Chefe da Divisão da CVSF Dr. Otacílio Mundin. Retomou o antigo nome na administração de Dr Miguel Tozzi em 1968. Em 1970 foi admitida mais uma professora passando a ministrar até o quarto ano do antigo primário. Mais tarde, em 1974, foi grande aumento na matrícula sendo aumentado conseqüentemente o numero de professores. A professora Irene a partir de então passou a dedicar-se somente à direção da escola. Com o aumento de alunos foi ocupada uma sala do Centro Comunitário. 
Com a chegada do fim da colonização, a Codevasf , sucessora da Suvale, procurou desvincular-se dos serviços que deveriam ser da competência do estado e município. A partir de então , no dia 27 de outubro foi firmado um acordo entre a Codevasf e a Secretaria de estado da Educação, o qual foi baseado na Lei 5692/71. No mesmo ficou esclarecido o seguinte: a Codevasf se responsabilizaria pelos prédios escolares e a SEE pelo pagamento dos funcionários. Este convênio foi publicado no diário oficial de 17/05/77, Resolução nº 1392, folha 03, coluna 01. Em 1978 a Escola foi autorizada a funcionar como escola particular, de acordo com a Portaria nº 368 publicada no Minas Gerais de 11/11/78 página 05, coluna 03, mas a SEE continuou efetuando o pagamento dos servidores. Finalmente no Minas Gerais de 14/05/80 na página 03, coluna 05, foi publicado o decreto nº 20558/80, integrando esta unidade à rede estadual com o nome de Escola Estadual Santo Antônio. Nessa época a Escola contava com 06 turmas, 193 alunos matriculados em dois turnos e nove servidores. Em 1981 parte de seu pessoal foi efetivado. A caixa escolar foi fundada no dia 13 de agosto de 1981 com a finalidade de prestar, entre outras, auxilio aos alunos carentes. Foi escolhido o nome de “Caixa Escolar Irineu Paiva”. 
Através do voto do Colegiado o professor Geraldo Mendes Paiva foi escolhido para ocupar o cargo de coordenador, cargo até então ocupado pela professora Irene Mendes de Paiva. 
No ano de 1984, em 09 de março iniciou reforma e ampliação do prédio sendo que em agosto do mesmo ano passou a ocupar as novas instalações. 
Mediante termo de Autorização assinado pelo então governador Hélio Garcia, foi autorizada a extensão gradativa de séries, sendo que a 05 de março de 1986 teve seu início. No mesmo ano a Escola recebeu um grande acervo bibliográfico, alem de ótimo mobiliário. O pré-escolar começou a funcionar em 1987; posteriormente em 1996 foi assumido pela administração municipal. 
A direção da Escola foi ocupada pela professora Irene desde 1970 até fevereiro de 1982; por Geraldo Mendes Paiva de 02/02/82 a 01/03/86 como coordenador; como diretor desta data a 28/02/91; por Elza Abadia Brandão de 01/03/91 a 31/01/94. Com o novo processo de escolha foi eleita pela comunidade Edileuza Santos Vitória ocupou a direção por dois mandatos sendo o primeiro iniciado em 01/02/94 e o segundo terminado quando a Escola foi municipalizada. 
A Escola Estadual Santo Antônio foi municipalizada em 09/02/98; o processo foi realizado sem consulta à Comunidade, na surdina, causando grande transtorno aos seus servidores. Sob forte pressão, o governo do Estado, na época ocupado pelo senhor Eduardo Azeredo, numa atitude autoritária obrigou as prefeituras a aceitarem a municipalização. Lamentavelmente o acervo patrimonial foi bastante depreciado, visto que já havia uma estrutura bastante confortável. Não foi levada em consideração as conseqüências que poderiam advir, a situação dos servidores; a atitude do poder público, sem ouvir as partes interessadas, num regime democrático pode-se considerar uma página negra na história do Estabelecimento. 
A Escola passou a denominar-se “Escola Municipal Santo Antônio”.

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