terça-feira, 23 de janeiro de 2018

DISPENSA APRESENTAÇÃO

DISPENSA APRESENTAÇÃO




Os registros feitos minuciosamente pelo Professor Geraldo Mendes Paiva. Para quem o conhece, e teve o prazer de conviver cotidianamente com ele, sabe de sua capacidade intelectual. Conhece o seu interesse e preocupação pela preservação da Memória Cultural dessa Vila, hoje Distrito, sua gente e um pedaço do município de Dom Bosco, onde a família Paiva há 50 anos chegou, participaram efetivamente de seu crescimento e com seu trabalho e luta construiu e registrou sua história. 
Para quem não o conhece pessoalmente, perde a chance de conhecer um cidadão extremamente inteligente em todos os sentidos, mas mantém este saber escondido atrás de sua humildade. Além de gostar de registrar os fatos, tem aguçado poder criador, suas crônicas, as quais intitula como “Cenas do Cotidiano.” Retratam fielmente o quão sensível, observador e criativo é, não ficando nada a dever a nenhum dos famosos cronistas brasileiros. Apenas fazendo questão de ficar atrás dos bastidores. Discretamente, escondidinho aqui no sertão.(ver www.rimandoeencantando.blogspot.com)
Quisera eu, ter a capacidade para falar de tão ilustre ser humano, mas o vocabulário me falta para retratar com o brilhantismo devido seu trabalho como historiador,como ser humano, professor exemplar e chefe de família no verdadeiro sentido da palavra. Minha sensibilidade embora aguçada não encontra adjetivos adequados que possam retratar tudo que suas crônicas e poesias retratam deste pedaço de chão do Noroeste Mineiro abençoado por Deus e de plagas distantes onde o autor relembra sua infância.
Resta-me apenas dizer que o Sr. Geraldo Mendes Paiva, deixa importante legado ao povo de Santo Antônio e Dom Bosco, que por certo encontrarão em seus registros um veio de conhecimentos e em suas Crônicas e Poesias motivos que farão o coração bater mais forte levando-os a refletir, sentir saudade do ontem e olhar a natureza a sua volta com mais atenção. 
Espero de coração que todos saibam reconhecer e valorizar esse legado que não tem preço e que fica para a posteridade. Preservando-o e dando continuidade aos registros. A História, não é para uma década ou um dia é para sempre. E se não for registrada se perderá na penumbra do tempo.
Sr. Geraldo, só me resta agradecer-lhe, por ter sido meu colega de trabalho e com essa convivência ter recebido sempre seu apoio e incentivo em meus projetos rabiscados. Creia, aprendi muito com o Senhor. Embora sem chegar a seus pés.
Parabéns! Pelo seu zelo em registrar tantos fatos interessantes. Algum dia haverão de reconhecer que semeamos a semente. Se alguém vai regar para que dê frutos, só o tempo dirá. Ousamos, sonhamos e realizamos parte de um trabalho que dará a Dom Bosco sua Carteira de Identidade (sua História). Fazer a referida carteira fica a critério de nossas autoridades. Certo é, que demos a nossa contribuição. Que sem falsa modéstia é valorosa.
Um abraço da amiga, de sonhos, projetos e de vida!
Sueli Gomes da Silva - Dom Bosco/MG 03/12/2009

Um comentário:

  1. Meu caro amigo,aqui fica o seu espaço com seu trabalho minucioso e maravilhoso.
    Um presente inestimável não só ao Distrito de Santo Antônio e sua gente, mas a todo
    povo de Dom Bosco-MG.
    Aqui irá continuar postando, editando suas postagens e nos brindando com seu talento incomparável, seja mais forte que eu e Deus permita que sua arte e seu amor pela nossa história e nossa gente não sejam destruídos como foram os meus.Breve o amandodombosco não estará mais disponível.Os vídeos já bloqueei.Mas a parte de Santo Antonio merecia ser preservado pelo grande companheiro de sonhos e princípios, do colega de trabalho com quem aprendi muito.Um abraço e que Deus abençoe o Senhor e família.Grande abraço.

    ResponderExcluir