terça-feira, 23 de janeiro de 2018

VILA SANTO ANTONIO

VILA SANTO ANTONIO


Vila Santo Antônio/Resumo


1 – O nome da Vila foi dado por Expedito Sebastião Ferreira, topógrafo da Colônia Agropecuária do Paracatu, que fez o loteamento da área onde se encontra a Vila em junho de 1963.
2 – Considera-se como a data da fundação oficial da Vila Santo Antônio, o dia em que se celebrou a primeira festa de Santo Antônio, em 13/06/65, pelo Revmo. frei Humberto, da Ordem do Carmo.
3 – A Vila de Santo Antônio foi fundada por iniciativa da administração da Colônia Agropecuária da Paracatu. Sua fundação foi motivada pela necessidade de um local fora das margens do rio Preto, pois as pequenas áreas de terras situavam-se em locais impróprios para moradias.
4 – Os primeiros moradores dedicavam-se exclusivamente ao plantio de arroz, milho e feijão. Nas adjacências já existiam lotes maiores, onde se criavam gado, além das lavouras. Posteriormente, parte de seus moradores passaram a trabalhar como assalariados nas firmas existentes na região, principalmente na Fazenda Três Rios e na Mariana, hoje Fuchs, plantio de pimentão. Nota-se atualmente o declínio das atividades agrícolas, predominando as fazendas de criação de gado, quase não mais existindo os pequenos roceiros.
5 – Formada de uma população de famílias pobres, as primeiras casas eram choupanas de palha de buriti, as primeiras construções de alvenaria foram os prédios da Escola e da Igreja. A Escola teve sua construção iniciada em 18/08/65; a Igreja em maio de 1966.
6 – Alguns nomes de ruas são de moradores que desde os primórdios tiveram influência no seu surgimento, pode-se destacar Irineu Paiva, morador da Novilha Brava, mesmo antes da instalação da Vila já tomava conta da Reserva onde surgiu a mesma. Outros nomes como José Feliciano Ferreira, João Evangelista Peres, Virgílio Gomes da Silva, Gregório Cândido da Fonseca, José Gomes da Silva, José Mauro Barbosa, Josino Barbosa entre outros, foram pessoas que muito dedicaram quando apenas mato dominava toda a área onde hoje se localiza.
7 – A primeira missa na região foi celebrada em 13/03/63 por Frei Humberto na casa sede da Novilha Brava, na ocasião também na mesma casa, residência do Senhor Irineu Paiva funcionava a Escola Rural da Novilha Brava; posteriormente com a construção do novo prédio na Vila, a mesma passou a funcionar a partir de março de 1966. Frei Humberto incentivou a construção da Capela e o início da Vila, sendo que em 03/05/65 foi erguido o cruzeiro, dando início a campanha para a construção da Capela de Santo Antônio. Em 13/06/65 foi celebrada a primeira missa em um barraco de palha; cabe recordar que, após a missa, foi realizada a procissão passando por uma picada aberta na capoeira, por entre garranchos, onde hoje se localiza algumas ruas e a praça.


Vila Santo Antônio, 07 de novembro de 2007.
Geraldo Mendes Paiva

Nota: O autor deste resumo reside nesta região desde 09 de fevereiro de 1959; conheceu a Vila com apenas uma casa de palha de buriti; a mesma situava-se onde existe uma palmeira no lote da Conferência de São José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário