terça-feira, 23 de janeiro de 2018

GERALDO MENDES PAIVA E SUAS CRÔNICAS E ANOTAÇÕES

GERALDO MENDES PAIVA



Geraldo - na ocasião diretor da E E Santo Antônio – escreveu essas linhas e impressões por ocasião do cinqüentenário da chegada da Família Paiva na Novilha Brava em 1959.

VALDINEY, MÃOS DE ARTISTA



Homenagem ao Nosso Artista Waldiney Aparecido de Carvalho

Um tronco informe foi colocado. Por acaso, percebo que está ali e, provavelmente, deverá servir de banco. Ainda mais que, nós mineiros temos o agradável costume de sentar à porta e aguardar os transeuntes despreocupados para bater um papo. O toro galgado com quatro faces, ainda com aquele cherinho de madeira nova, recém lavrada. Continuo observando a cada vez que passo; agora alguns riscos, depois alguns entalhes feitos a machado. Para mim continua sendo um enigma o destino daquela peça; não era nada que eu imaginava. Transitando novamente por ali, deparo com o autor das transformações no toro de madeira, por sinal, um tamboril. De machado em punho, com a convicção e firmeza de um verdadeiro artesão, corta sem dó, na certeza de que aquele monstro informe surgira a obra-prima que povoa apenas sua imaginação. Ao aproximar, aponta-me uma figura estampada num papel, não entendi direito, mas pude perceber que para o artista, não precisa modelo definido; suas mãos materializam aquilo que já está consolidado em sua mente. Dias depois, vislumbro pela fresta do portão, um vulto ereto, mãos postas, cabelos longos. Não, não quero ficar contemplando aquela prodigiosa transformação, embora reprimindo a curiosidade, prefiro contemplar a obra final. Quem sabe, se o autor ao terminar a obra, não fará como o autor de Moisés; tocando a estátua com o macete, não bradará Cristo fala!. O artista, após retoques finais, exige de sua criação uma resposta.
Continuo acreditar na capacidade do ser humano. Gênios estão por aí, embora nem sempre percebemos sua presença. Precisamos ter mais sensibilidade e acreditar no poder transformador, no carisma que as pessoas possuem. Uns transformam a matéria bruta em obra de arte; outros transformam os campos, a cidade, outros deixam marcas, enfim, outros transformam criaturas que encantam a humanidade com sua beleza e bondade.
Nosso jovem e talentoso artista Valdiney, com seu carisma e inteligência, transforma a matéria bruta em arte, consegue captar imagens e gravá-las indelevelmente na tela.Sua cidade orgulha-se de você!

Dom Bosco, 14 de março de 2006
Geraldo Mendes Paiva

  Esta Imagem de JESUS em Madeira foi feita para o Sr. Mário de Campos Menezes de Brasilândia de Minas para colocar em seu hotel fazenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário